A utilização da madeira no setor da construção civil não é uma prática atual. Ela é amplamente utilizada como solução construtiva há diversos séculos, sendo uma das mais importante até os dias atuais.
Porém, com o tempo, este setor passou por inúmeros investimentos e aprimoramentos, o que exigiu matéria-prima com qualidade elevada. Deste modo, passou a ser realizado o tratamento na madeira.
Este é um processo essencial para melhorar suas características e prolongar a vida útil da madeira, permitindo sua aplicação no campo e na cidade. Neste procedimento, o produto, sob pressão, é tratado com líquido imunizante que penetra nas células da madeira.
O resultado deste tratamento garante maiores benefícios para o produto, como a durabilidade e resistência. Confira, a seguir, mais informações sobre os benefícios das madeiras tratadas.
Leia também: Madeira tratada Ecotrat: conheça o processo de tratamento!
O tratamento tem como resultado proteger a madeira contra a deterioração causada por insetos, fungos e agentes atmosféricos. Além disso, este processo de tratamento por autoclave prolonga a vida útil do projeto em aplicações internas e externas, o que permite seu uso como decks, cercas e postes.
Um dos diferenciais do tratamento é garantir uma maior proteção contra a ação de fatores ambientais e climáticos, como a umidade e raios solares.
Tanto os insetos quanto os fungos são conhecidos por danificar e comprometer a integridade estrutural da madeira, e, por isso, os agentes químicos utilizados no tratamento garantem maior proteção contra estes elementos.
O tratamento da madeira atua em melhorar sua estabilidade dimensional, a tornando menos suscetíveis a variações de umidade e temperatura, preservando sua integridade.
Além disso, reduz problemas como empenamento, torção e rachaduras.
Deste modo, ela é apta para uso estrutural.
Alguns dos produtos químicos utilizados no processo para tratamento da madeira atuam de forma a aumentar sua resistência ao fogo. Deste modo, há maior segurança e possibilita seu uso em imóveis residenciais.
Após o tratamento da madeira, o produto está pronto para receber o acabamento desejado, seja ele pintura ou verniz. Estes produtos, quando aplicados na madeira, são essenciais para prolongar ainda mais sua vida útil e reduzir a necessidade de manutenção.
A sustentabilidade é a palavra-chave do setor madeireiro. Tendo a madeira como matéria-prima, muito tem se discutido sobre formas de reduzir o impacto causado ao meio ambiente e sempre manter a qualidade desejada para cada cliente.
E, neste ponto, a madeira tratada é considerada ecologicamente correta, principalmente por ser extraída de acordo com os parâmetros da lei e não ser utilizada madeira nativa. Para este fim, é utilizado madeiras de reflorestamento, como pinus e eucalipto.
A Ecotrat, empresa pioneira, atua com o princípio de que ser sustentável é ser inteligente.
Deste modo, com 15 anos de experiência, já plantamos mais de 500 mil árvores, número que cresce diariamente.
Somos especialistas em madeira tratada e atuamos preparados para atender aos mais diversos projetos.
Conte com madeira tratada de qualidade para seu projeto. Seja para uso em obras ou galpão, somos a escolha certa.
Entre em contato com nosso time comercial e saiba mais!
Gostou do conteúdo? Confira outros que preparamos para você!
Leia mais:
Sustentabilidade na indústria de tratamento de madeira
Forro de madeira tratada e seus principais benefícios
Deck de madeira tratada: Dicas para manter conservado